A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com a direção do Presídio de Ituiutaba, promoveu na última quinta-feira, 13 de março, uma ação voltada à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e tuberculose. A iniciativa foi realizada por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A programação incluiu palestras educativas nas celas do presídio, abordando sintomas, tratamento e formas de prevenção dessas doenças. O objetivo foi conscientizar os internos sobre a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção de complicações.
Além das palestras, a equipe de saúde realizou testes rápidos para DSTs nos recém-admitidos. Também foi aplicado um questionário, elaborado pela enfermeira Valéria Morais, aos 292 internos, com foco na identificação de sintomas sugestivos de tuberculose.
A ação resultou em um acordo entre a equipe de saúde do presídio e o CTA, da Unidade Mista de Saúde, para a realização de testes rápidos em todos os internos no momento da admissão. Além disso, foi definido um plano para aplicar o teste rápido de tuberculose (TRM) em internos que apresentarem sintomas.