Home Ocorrências Educação Agro Política  Saúde Cultura Clima Esporte

Governo Federal entrega 789 ambulâncias para renovar e ampliar a frota do SAMU

Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizaram a maior entrega de ambulâncias da atual gestão. Com isso, já são 2.066 novos veículos destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), fortalecendo a assistência e reduzindo o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

As 789 novas ambulâncias foram distribuídas para 559 cidades em 21 estados brasileiros. A renovação e ampliação da frota fazem parte de uma estratégia para melhorar o atendimento de urgência, viabilizada pelo Novo PAC, com um investimento superior a R$ 243,5 milhões. A cerimônia de entrega ocorreu em Sorocaba (SP).

Do total de veículos entregues, 703 foram destinados à renovação da frota em 501 cidades de 13 estados. Outras 86 ambulâncias, classificadas como Unidades de Suporte Avançado (USA), são inéditas e ampliam o serviço em 72 cidades de 17 estados. O Ministério da Saúde não fazia entregas desse tipo desde 2018. Essas unidades terão capacidade para atender 20,4 milhões de pessoas, sendo que 1,7 milhão ainda não contava com esse serviço. Com isso, a cobertura populacional do SAMU 192 passou de 88,42% para 89,40%.

Durante a cerimônia, prefeitos de diversas cidades receberam simbolicamente as chaves das ambulâncias das mãos do presidente Lula. “Fico orgulhoso de entregar 789 ambulâncias, pois estamos cuidando da população. Estou contribuindo para salvar vidas nesse país. E até o final do ano que vem, vamos botar mais 2 mil ambulâncias dessas nas ruas”, afirmou o presidente.


REPRODUÇÃO   /    REDAÇÃO